3 maneiras de queimar 500 calorias fora da passadeira

0

A passadeira é um recurso muito utilizado por quem deseja perder peso e queimar bastantas calorias de forma rápida e eficaz. E de facto, os treino cardio são a maneira mais rápida de queimar calorias. Mas existem outros tipos de treino igualmente bons para quem deseja emagrecer e, ao mesmo tempo, aumentar a massa muscular, obter definição e aumentar a resistência física. Curioso?

Mostramos-te 3 tipos de treino que vão melhorar a tua resistência física e promover o gasto calórico dentro e fora do ginásio.

1. Tabata

O método Tabata foi desenvolvido pelo japonês Izumi Tabata e é um treino de alta intensidade com resultados bastante rápidos. Um treino tabata consiste num ciclo intervalado de 20 segundos de treino intenso, seguidos de 10 segundos de descanso, repetido por 8 vezes, durante 4 minutos.

Para queimar 500 calorias com este método, recomendamos a repetição de 4 ciclos de treino tabata. Por exemplo:

1º intervalo – 20seg burpees?+ 10seg descanso 2º intervalo – 20seg burpees?+ 10seg descanso? 3º intervalo – 20seg burpees?+ 10seg descanso? 4º intervalo – 20seg burpees?+ 10seg descanso? 5º intervalo – 20seg burpees?+ 10seg descanso? 6º intervalo – 20seg burpees?+ 10seg descanso? 7º intervalo – 20seg burpees?+ 10seg descanso? 8º intervalo – 20seg burpees?+ 10seg descanso?

Mostramos-te este vídeo de Brad Gouthro que exemplifica um treino tabata de burpees, com diferentes variações deste exercício.

Dica: Não te esqueças de realizar exercícios de aquecimento antes de iniciares o treino tabata. No final do treino, reserva uns minutos para os alongamentos.

2. HIIT

O HIIT (High-Intensity Intermittent Training) ou treino intervalado de alta intensidade é um tipo de treino de cardio, de curta duração, que envolve intervalos curtos de exercícios de alta intensidade, seguidos de intervalos de descanso ou de exercícios de baixa intensidade. Podes executar treinos Hiit de jumping jacks, corrida outdoor, agachamentos ou saltar à corda.

Para queimar 500 calorias com qualquer um destes exercícios, precisas de realizar 40 segundos de treino na mais alta intensidade, passando depois para um ritmo normal de exercício durante 20 segundos, antes de reiniciares o ciclo. Dois ciclos são suficientes para queimar 500 calorias. Reserva 5 minutos para o aquecimento e outros 5 para os alongamentos.

Dica: Se és iniciante, começa por realizar ciclos em que treinas intensamente durante 10 segundos e depois voltas ao ritmo normal por 50 segundos. Depois de teres uma noção da tua resistência, vai adaptando o tempo dos intervalos de treino.

3. Treino de Circuito

Os treinos de circuito combinam vários exercícios feitos numa determinada sequência. Estes exercícios podem ser de carácter muscular ou aeróbico. O treino em circuito é, por isso, ideal para queimar calorias e tonificar os músculos. Geralmente, este tipo de treino combina entre 8 a 10 exercícios, realizados em sequência, com o menos intervalo de descanso possível.

Mostramos-te um treino da Jeanette Jenkins, fundadora da Hollywood Trainer Fitness Company, que te vai ajudar a queimar 500 calorias em 45 minutos.

Na próxima ida ao ginásio, experimenta trocar a passadeira por um destes treinos e verás que queimar calorias pode ser mais interessante do que ficar a correr em frente a um espelho!

Referências:

Shaffer, Alyssa, Burn 500 Calories In 45 Minutes, adaptação da versão original n/d, 5 Ways To Burn 500 Calories, adaptação da versão original

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here