Qual o melhor suplemento para aumentar a energia?

0




É frequente associar a utilização de suplementos aos fisiculturistas profissionais, aos aspirantes a atletas que numa primeira instância pretendem atingir um corpo mais forte e musculado ou até mesmo às pessoas que apenas tomam um suplemento para superar alguma carência nutritiva. No entanto, é importante perceber que os suplementos alimentares estão ao alcance de todos, independentemente do objetivo. Neste caso, faz sentido abordar a sua importância no sentido de melhorar a resistência, o que implica necessariamente aumentar os níveis de energia antes e durante o treino. Praticar desporto é muito importante para a saúde, mas é essencial alimentares-te de acordo com a duração e intensidade dos treinos. Toma nota dos melhores suplementos para aumentar a energia e obter melhores resultados:



Hidratos de Carbono


São biomoléculas compostas por carbono, hidrogénio e oxigénio. A principal função é fornecer energia ao organismo e constituem a base da dieta. Os hidratos de carbono atuam como o combustível necessário tanto para atividades corriqueiras como para as mais complexas, que exigem mais esforço físico. Assim que se decompõe no organismo instalam-se nos músculos (para proporcionar energia), no fígado (para manter o equilíbrio da glicemia) e no sangue (para dar energia ao cérebro).
Quando existe carência desse nutriente, o corpo passa a usar as proteínas como fonte de energia, o que gera perda de massa muscular. Por isso, a suplementação com hidratos de carbono é importante para atletas que praticam musculação, pois precisam de energia constante para manter o desempenho sem perder a força muscular. Para esse grupo, existem suplementos como Maltodextrina e Dextrose, que fornecem energia suficiente para evitar a fadiga muscular e para aumentar o desempenho durante os treinos.
Os desportos de resistência exigem alimentos principalmente ricos em hidratos de carbono, daí a importância de conciliar a quantidade e qualidade dos alimentos com a carga horária dos treinos e a hora em que realizas os treinos e competições, de forma a manter os níveis de glicogénio muscular e hepático necessários à atividade física.


Os hidratos de carbono podem ser ingeridos antes, durante e depois da atividade física.


CarboX Bag 4,4lb



LÊ TAMBÉM: Quais são as quantidades de hidratos de carbono necessárias para um atleta que pratica um desporto de resistência?



Pré-treino


Os Pré-Treinos são compostos por um conjunto de ingredientes estimulantes que ajudam a aumentar a energia e, consequentemente, a performance e a concentração, afastando a sensação de cansaço e fadiga muscular. Os Pré-Treinos são indicados para estimular o desempenho durante os treinos de alta intensidade.
A sua ingestão é feita sempre antes dos treinos. A quantidade depende do tipo de suplemento (marca), atividade, peso corporal e da conjugação com outro tipo de suplementos. Uma vez que muitos deles contêm nutrientes como cafeína, creatina, beta-alanina, que se tomam de forma isolada, deves ter em atenção a dosagem para que não ultrapasses o valor diário recomendado.
Não combinar com outros elementos estimulantes como a cafeína.


preworkout


preworkout endurance



Energéticos Naturais


Os suplementos energéticos naturais são compostos por ingredientes à base de extratos vegetais, são ricos em vitaminas, minerais e aminoácidos. Não contêm substâncias artificiais e servem para regular o organismo e fornecer mais energia, combatendo assim os sintomas de fraqueza e fadiga crónica. Além disso, aumentam a concentração, eliminam toxinas, reforçam as defesas do organismo, melhoram o rendimento físico e intelectual.


Devem ser ingeridos antes do treino.


Super Guarana 100 tabs



Cafeína


A cafeína é um ingrediente estimulante que potencia o aumento da energia, retarda a sensação de fadiga e esgotamento muscular. A suplementação com cafeína pode melhorar o rendimento em diversas modalidades desportivas, incluindo as de endurance, as de carácter intermitente (desportos coletivos) e atividades de alta intensidade, com duração entre 1 a 60 minutos (como a natação, remo e corrida de média e longa distância).
Alguns estudos referem que tomar cafeína 60 minutos antes do treino (de modo a garantir a sua absorção no organismo) ou 15-30 minutos antes do exercício promove o aumento do desempenho de igual forma.


Caffeine 100 caps



LÊ TAMBÉM: Quais são os benefícios da cafeína?



Bebidas Isotónicas


Tanto o treino intensivo como os exercícios de endurance podem ajudar a reduzir a energia corporal armazenada e levar a uma perda de água e eletrólitos. Ambientes húmidos e quentes podem agravar esta situação ainda mais, o que pode resultar numa quebra de performance. Assim sendo, as bebidas isotónicas podem ajudar a prevenir a desidratação, a hipoglicemia e a hipotensão
durante o exercício físico intenso. Uma bebida isotónica, normalmente, contém sódio, potássio, magnésio, uma solução de 6-8% de hidratos de carbono que, além de ser mais rapidamente absorvida pelo corpo que a água, ainda fornece mais energia.


Podes ingerir durante o exercício para repor os fluidos e eletrólitos que se perdem pelo suor; 30-60 minutos antes da atividade para fornecer energia e hidratação; ou pós-treino para ajudar a restaurar as reservas de glicogénio muscular.


Gold Drink 1kg



Barras Energéticas


As barras energéticas são ricas em hidratos de carbono, uma forma prática de assegurar os níveis adequados de energia durante a atividade física, para que o desempenho não seja afetado.


As barras energéticas são uma boa escolha para antes, durante e/ou depois do treino.

Endurance bar 60g



Géis


Os géis são compostos à base de hidratos de carbono simples, aminoácidos, vitaminas e sais minerais. São uma fonte de hidratação rápida que permite fornecer mais energia ao corpo durante a
atividade física. O gel é uma forma rápida de obter energia quando não se quer ou não se pode ficar de estômado “cheio”. A sua digestão e assimilação são mais rápidas do que outro alimento. É indicado para quem necessita de combater o cansaço e aumentar a eficiência durante os treinos e competições longas.


Podem ser ingeridos durante os treinos.


Extreme Gel Taurina 40g


Ácidos Gordos Essenciais


São biomoléculas com 3 funções muito importantes: estrutural (fazem parte da estrutura da membrana das células), reguladora (facilitam a resposta inflamatória, de temperatura e circulação sanguínea) e energética (contribuem para a produção de energia).


Omega 3 100 caps

Ingredientes chave que fazem parte de muitos suplementos alimentares para aumentar a energia e a resistência:


Fosfato de Sódio

O fosfato de sódio demonstra ter efeitos positivos na performance desportiva, ao promover o aumento da capacidade aeróbica (potência máxima), do limiar anaeróbico e contribuir para a melhoria da resposta cardiovascular ao exercício físico.
A sua dosagem varia entre 3 a 5g, por dia, num período de 3 a 6 dias.


Suplementação com ATP


Um dos papéis principais da adenosina trifosfato (ATP) no organismo é representar a fonte energética primária dentro das células dos tecidos corporais. Também influencia outras funções como a vasodilatação e modificações da excitabilidade muscular (por aumentar a permeabilidade ao cálcio e bloquear a saída de cloreto). Alguns estudos demonstram que a suplementação oral com ATP pode reduzir a fadiga muscular e permitir mais potência de força, durante sessões repetidas de exercício de alta intensidade. Contudo, ainda não tinham sido verificados os efeitos da suplementação oral de ATP, a longo prazo, na composição corporal e nos indicadores de performance desportiva, quando combinada com treinos de resistência. Para investigar os efeitos que esta suplementação teria na força, potência, hipertrofia muscular e recuperação, foi realizado um estudo que abrangeu um período de 12 semanas, no qual os participantes foram divididos em dois grupos. Ao primeiro grupo foi dado 400mg de ATP e ao segundo foi dado com placebo de maltodextrinas, sob a forma de cápsulas, para tomarem diariamente 30 minutos antes do treino de resistência, ou antes do pequeno-almoço (nos dias de descanso). Nos indivíduos que tomaram o suplemento de ATP verificaram-se maiores aumentos na força total, na potência muscular (no exercício de salto vertical), nos ganhos de massa magra e aumento da espessura dos quadricípetes. Durante o período de recuperação o catabolismo proteico demonstrou ser menor no grupo que ingeriu ATP. Foram realizadas análises sanguíneas no início, às 4, 8 e 12 semanas do estudo e não foram verificadas alterações nos parâmetros bioquímicos, o que sugere que este protocolo de suplementação não tenha efeitos adversos.



Vitaminas e Minerais


Durante a actividade física uma enorme quantidade de vitaminas e minerais são “gastos”. A carência destes elementos essenciais pode afetar o normal funcionamento do organismo, a tua performance e o desenvolvimento corporal ao longo do tempo, pois são eles que asseguram o equilíbrio dietético e as reações químicas no metabolismo.
Seguem-se as vitaminas e minerais que estimulam um aumento da energia e que podem ser encontrados tanto nos alimentos como na suplementação desportiva:


Vitamina B (levedura de cerveja, espinafres, ovos, fígado)


B-100 Complex 100 tabs


Magnésio (amêndoas, nozes, cacau, gérmen de trigo)


Calcium Magnesium 120 tabs

Ferro (carnes vermelhas, lentilhas, espinafres e agriões, cereais integrais)


Biotina (gema de ovo, amendoins, peixe azul, fígado)


LÊ TAMBÉM:


As melhores vitaminas e minerais para quem treina
Qual o melhor suplemento para recuperação muscular?
Qual o melhor suplemento para aumentar a força?











Referências:


Shannon Clark, 5 supplements that will energize your endurance workouts!, setembro 2014, adaptação da versão original
Wilson JM et al. Effects of oral adenosine-5-triphosphate supplementation on athletic performance, skeletal muscle hypertrophy and recovery in resistance-trained men. Nutrition & Metabolism 2013, 10:57.
Buck CL, Wallman KE, Dawson B, Guelfi Kj. Sodium phosphate as an ergogenic aid. Sports Med. 2013 Jun; 43(6):425-350

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here