O que acontece se tiver falta de magnésio?

0

O magnésio é um mineral que intervém não só no sistema neuro-muscular mas também na síntese de energia e proteínas, por isso trata-se de um nutriente essencial para vivermos com saúde. De  seguida vamos explicar-te o que acontece quando tens falta de magnésio no teu corpo.

Em primeiro lugar, dado que se trata de um mineral que intervém na transmissão do impulso nervoso e na contração muscular, perante um défice de magnésio pode sofrer-se de espasmos musculares e tremores, assim como cãibras.

Da mesma forma, pode-se ter mudanças de humor, náuseas e falta de apetite, pois o magnésio não só intervém nos músculos voluntários, mas também atua em diferentes órgãos, dado a sua importância para a vitalidade de cada uma das células.

Desta forma, a deficiência de magnésio pode manifestar-se sob a forma de debilidade, insónia ou sensação de fadiga constante, devido à alteração na regulação da irritabilidade nervosa e a contração muscular.

Certamente, um défice mais severo pode agravar os sintomas podendo provocar até convulsões, delírio e coma.

Felizmente, o défice de magnésio é pouco frequente uma vez que existem vários alimentos que o contêm, ainda que possa existir devido a uma absorção deficiente deste mineral, como acontece, por exemplo, com alcoólicos, a pessoas com grandes queimaduras, com problemas de absorção intestinal, entre outros.

Já sabes o que acontece se tiveres falta de magnésio no teu corpo, por isso, não não te esqueças de incluir este mineral na tua dieta diária!

Referências:

Gabriela Gottau, ¿Qué sucede si falta magnesio en mi cuerpo?, 4 de Setembro de 2013, tradução da versão original

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here