6 snacks que podes levar para todo o lado

2

A nutrição desempenha um papel fulcral no sucesso de um atleta. O resultado de todo o esforço que é feito no ginásio pode ser rapidamente afetado por uma má escolha no plano alimentar. Muitas vezes, a atenção na alimentação é só dedicada às refeições principais, mas os lanches entre refeições são extremamente importantes para te manter saciado e um deslize neste aspecto pode ser prejudicial aos teus objetivos fitness.

O segredo é estar preparado e planear todas as refeições. Sabemos que nem sempre é fácil, por isso vamos dar-te uma ajudinha e sugerir 6 snacks práticos para levar todo o lado e ricos em proteína e fibra, para te manter saciado e com energia.

1- Ovos

Começa o dia com ovos! O ovo pode ser o teu melhor amigo porque é um alimento bastante rico em proteína que te vai dar energia para o início do dia e promover a recuperação e o crescimento muscular. Segundo um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition, investigadores concluiram que comer ovos ao pequeno almoço contribuiu para que um grupo de pessoas acima do peso se sentisse mais saciado e acabasse por consumir em média menos 330 calorias ao longo do dia, em comparação com as pessoas que comiam bagels na primeira refeição.

Dica: Coze previamente meia dúzia de ovos e guarda-os no figorífico, para estarem prontos a serem consumidos a qualquer hora.

2- Maçã

Uma maçã média tem cerca 4g de fibra, sendo por isso um alimento excelente para prolongar a sensação de saciedade. Além disso, o ácido ursólico presente na maçã faz acelerar a queima de gordura. Um estudo publicado na revista Appetite mostra que um grupo de mulheres que comia 3 maçãs pequenas por dia perdeu mais peso em 10 semanas do que o grupo de mulheres que não fez.

Dica: Se quiseres adicionar proteína ao teu lanche, combina a maçã com uma fatia de queijo magro.

3- Frutos secos

Apesar de os frutos secos conterem alguma gordura (ainda que saudável) e calorias, este alimentos podem e devem fazer parte da tua dieta. Porquê? Porque são uma ótima fonte de proteína e fibra.

Dica: Experimenta misturar amendoins, nozes, amêndoas e também passas ou sultanas. Lancha uma porção desta mistura juntamente com um copo de água. O volume que a água ocupa no teu estómago, juntamente com estes alimentos de digestão lenta vão manter-te saciado por mais tempo.

3- Cenoura

Se te encontras numa fase de treino para definição muscular, então as cenouras devem fazer parte da tua dieta. A cenoura crua tem poucas calorias e é rica em fibra. Uma chávena de cenoura crua cortada contém apenas 35 calorias e 9g de hidratos de carbono, pelo que é uma boa opção para um lanche saudável que não interfira com os teus objetivos fitness. A fibra presente neste alimento vai ajudar a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Dica: Se quiseres adicionar proteína ao teu lanche, podes combinar a cenoura com um batido de proteína isolada, que contém um teor bastante baixo de gordura, lactose e colesterol, sendo por isso uma ótima opção para uma dieta hipocalórica.

Iso Whey Zero Bag, da Biotech

4- Pipocas

Sim, é verdade, podes comer pipocas para o lanche. Mas não, não podem ser aquelas dos cinemas. Uma chávena de pipocas simples contém apenas 30 calorias. Compra o milho para pipocas, e cozinha-as num fio de azeite. Não adiciones açúcar nem sal depois de estarem prontas.

Dica: Podes preparar este snack com antecedência e guardá-lo em pequenos tupperwares, para depois levares contigo para qualquer lado.

5- Barras de proteína

Quando estás à procura de snacks ricos em proteína e que sejam fáceis de transportar para todo lado as barritas de proteína são uma excelente solução. Procura comprar barras que contenham pelo menos 20g de proteína. Se estás numa dieta para ganhar massa muscular, esta é uma boa maneira de ingerires as calorias extras que necessitas, de forma rápida e simples.

Referências:

Katherine, 5 Filling Foods To Help You Lose Weight, setembro de 2015, adaptação da versão original

Martin, Charlotte, 11 Best Snacks To Crush Your Cravings, adaptação da versão original Kadey, Matthew, 26 Best Healthy Snacks, janeiro de 2015, adaptação da versão original Kadey, Matthew, The Top 11 Fitness Snacks, fevereiro de 2015, adaptação da versão original Willett, Brian, Are Carrots Good for a Cut in Bodybuilding? , agosto de 2013, adaptação da versão original Fallaize, Rosalind et al, Variation in the effects of three different breakfast meals on subjective satiety and subsequent intake of energy at lunch and evening meal, setembro de 2012, adaptação da versão original De Oliveira MC, Sichieri R, Venturim Mozzer R., A low-energy-dense diet adding fruit reduces weight and energy intake in women., setembro de 2008, adaptação da versão original

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here